top of page
Buscar

Informativo CCIHEduca



Confira nesta postagem á publicação do Plano Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos pela Anvisa, a aprovação da primeira vacina contra a bronquiolite e a inauguração do Departamento de Ações Estratégicas em Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente.


Plano Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos.


Foi publicado no último dia 15 de Dezembro pela Anvisa, o Plano Nacional para a Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos. Este documento tem como objetivo apresentar os eixos, objetivos, ações estratégicas, atividades e metas do PAN-SERVIÇOS DE SAÚDE 2023-2027. Esta é uma iniciativa nacional para enfrentar os desafios crescentes associados à resistência aos antimicrobianos (AMR) nos serviços de saúde.



Anvisa aprova registro da primeira vacina para bronquiolite.


A vacina Arexvy, da empresa GlaxoSmith Kline, é indicada para prevenção da doença do trato respiratório inferior (DTRI) causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e foi aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. A tecnologia utilizada para a vacina é de proteína recombinante. Nesse caso, uma substância semelhante à presente na superfície do vírus é fabricada na indústria e utilizada para estimular a geração de anticorpos, responsáveis pela imunidade.



Epidemiologia ganha visibilidade no Ministério da Saúde.


Foi criado no dia 28 de novembro de 2023, o Departamento de Ações Estratégicas em Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente, em âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde (MS).


Essa iniciativa trará mais visibilidade para as ações estratégicas em Epidemiologia e

Vigilância em Saúde no MS. Segundo publicado no Art. 42. do DECRETO N° 11.798, compete ao Departamento:


I-coordenar a elaboração eo acompanhamento das ações de vigilância em saúde;

II-planejar, coordenar e avaliar o processo de acompanhamento e a supervisão das ações de vigilância em saúde;


III-articular e promover a integração de ações entre os órgãos e as unidades da Secretaria de Vigilância em Saúde e os gestores estaduais, distritais e municipais do SUS;


IV- prestar assessoria técnica e estabelecer cooperação com os Estados, com o Distrito Federal e com os Municípios na organização das ações de epidemiologia, laboratório e demais ações de prevenção e controle de doenças;


V-coordenar as ações de promoção e de apoio ao desenvolvimento de pesquisas operacionais em vigilância em saúde;


VI-gerir o processo editorial das publicações técnico-científicas em vigilância em saúde; e


VII-gerir as atividades de formação de recursos humanos em epidemiologia, prevenção e controle de doenças.



 
 
 

コメント


CCIH.png

Direitos reservados á CCIH - ©2024 por CCIH HGNI . 

bottom of page